O que é um médico alergista?
O médico alergista é o profissional que estuda doenças alérgicas e outras disfunções do sistema imunológico. Esse especialista está apto a identificar e tratar todos os tipos de doenças existentes a fim de indicar o melhor tratamento.
Quando procurar um alergista infantil?
O alergista pediatra deve ser procurado quando os pais ou responsáveis notarem a ocorrência de sintomas alérgicos, principalmente se eles forem frequentes. Quando os sinais são muito fortes e extremos, é importante que a análise e estudo do caso seja feita com bastante atenção e, de preferência, de forma ágil.
O que é alergia?
A alergia é um quadro bastante comum no nosso país. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), mostram que cerca de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. Desse número, 20% são crianças.
Caracterizada como uma reação do sistema imunológico a algum tipo de substância, a alergia também é considerada uma hipersensibilidade a determinado composto como ácaro, pelo de animais e até alguns tipos de alimentos.
Muitos são os sintomas causados pela alergia, dentre os principais, destacamos:
- Chiado no peito;
- Tosse constante;
- Coceira na boca ou nas orelhas;
- Dor de estômago;
- Coriza;
- Erupção cutânea e muito mais.
Todo o quadro reforça ainda mais a importância de se procurar um alergista pediatra. Esse profissional irá investigar as causas da alergia da criança e tratá-lo da melhor forma.
Quais os tipos mais comuns de alergias em crianças?
Muitos são os tipos de alergia que podem acometer uma criança. As mais comuns, são:
Alergia respiratória: Trata-se de uma resposta exagerada do sistema imunológico que faz com que as substâncias façam mal para o organismo.
Alergia alimentar: A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a algum componente que está presente em um determinado alimento.
Alergias cutâneas: Trata-se de uma reação inflamatória que a pele pode manifestar em diferentes regiões do corpo.
Alergias medicamentosas: É quando o organismo compreende que determinado remédio é uma substância nociva ao corpo e reage com a alergia.
Todos esses quadros mostram a importância do agendamento de uma consulta com o alergista pediatra, a fim de investigar os sintomas da sua criança.