A importância da vacina da gripe para crianças

As vacinas são projetadas para ajudar o sistema imunológico a reconhecer e combater um patógeno específico, sem que a pessoa tenha que ser infectada com a doença. Assim, quando as crianças são vacinadas contra a gripe, elas são menos propensas a contrair e espalhar a doença, ajudando a proteger a comunidade como um todo. Porém, mais do que nunca é importante garantir a vacina da gripe para crianças, pois com o final do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, muitos vírus respiratórios voltaram a circular.

Assim, principalmente as crianças mais novas ainda não têm o sistema imunológico preparado para lidar com esses agentes e têm maior probabilidade de adoecer.

O que é a vacina da gripe?

A vacina da gripe para crianças e adultos, também conhecida como vacina contra a influenza, ajuda a prevenir a infecção pelo vírus da gripe, uma infecção respiratória viral que pode ser transmitida por meio de gotículas quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Ela é recomendada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, especialmente aquelas que têm maior risco de complicações da gripe, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições médicas crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

A importância da vacinação contra a gripe para as crianças

A vacinação contra a gripe é especialmente importante para crianças, pois elas têm maior risco de contrair a gripe e de ter complicações graves decorrentes da doença. As crianças com menos de cinco anos de idade, especialmente as menores de dois anos, são particularmente vulneráveis à gripe e suas complicações, como pneumonia, infecções de ouvido e sinusite.

Além disso, as crianças com condições médicas crônicas, como asma, diabetes e doenças cardíacas, correm um risco ainda maior de complicações da gripe, e podem precisar de hospitalização ou tratamento adicional se ficarem doentes.

É necessário tomar a vacina da gripe todo ano?

Sim, a vacina da gripe para crianças deve ser tomada todos os anos, pois o vírus da gripe tem alto grau de mutação, de forma que a cada ano novas cepas entram em circulação e a vacina é “atualizada” para combater o máximo de cepas circulantes.

Efeitos colaterais comuns após a vacinação

A vacina da gripe não causa gripe, embora algumas pessoas possam sentir uma reação leve após a aplicação, como dor no local da injeção ou febre baixa. A vacina da gripe para crianças é segura e eficaz, sendo uma das medidas mais importantes para prevenir a doença e suas complicações.

Dúvidas frequentes entre os pais

Veja algumas respostas para as dúvidas mais comuns dos pais sobre a vacina da gripe para crianças:

• Quando a criança deve receber a vacina da gripe?

A vacina da gripe é recomendada para crianças com mais de seis meses de idade.

• A vacina é segura?

Sim, a vacina da gripe é segura para crianças. Ela é testada e aprovada pelas agências reguladoras de saúde antes de ser disponibilizada ao público.

• Como a vacina da gripe é administrada em crianças?

A vacina da gripe pode ser administrada como uma injeção ou como um spray nasal, dependendo da idade e da saúde da criança. A vacina nasal é recomendada para crianças saudáveis com idade de 2 e 8 anos, enquanto a injeção é recomendada para crianças com condições médicas crônicas ou que as tornem mais suscetíveis a complicações da gripe.

Demais medidas para evitar a gripe

Algumas medidas que podem ajudar a prevenir a gripe em crianças, além da vacinação, são:

• Higiene pessoal;
  • Evitar contato com pessoas que tenham sintomas respiratórios;
  • Utilizar máscara em multidões;
  • Ficar em casa quando estiver doente.

Agende uma consulta na Clínica Afago!

Está com alguma dúvida?!

Clique no botão ao lado e iremos atender você.