Os hormônios são responsáveis pelo funcionamento saudável de diferentes órgãos e partes do corpo. Entretanto, as disfunções hormonais podem acometer desde o público idoso até mesmo as crianças. Na infância, inclusive, essas anormalidades podem ter relação com fatores genéticos, de nascença ou desenvolvimento. É ai que entra o médico endocrinologista pediátrico.
As disfunções hormonais acabam afetando não somente o metabolismo das crianças, mas também o seu desenvolvimento como um todo. Entenda melhor como o acompanhamento com um endocrinologista pediátrico pode ajudar a diagnosticar anormalidades na infância e adolescência.
O que faz o médico endocrinologista pediátrico?
Essa é uma área que trata disfunções hormonais, porém com enfoque no público infantil. Ou seja, abrange todo o período neonatal até a adolescência avaliando alterações na produção hormonal. O baixo ou alto índice hormonal afeta diretamente o metabolismo.
A especialidade costuma investigar patologias que acometem as chamadas glândulas endócrinas como tiroide, hipófise, paratireoide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Veja alguns exemplos de disfunções hormonais que podem aparecer conforme a faixa etária:
- Neonatal: diferenciações genitais, hipoglicemias, hipotireoidismo e hiperplasia adrenal congênita.
- Infância: puberdade precoce, crescimento inadequado e diabetes.
- Adolescência: puberdade tardia, diabetes e mau desenvolvimento genital.
As disfunções hormonais mais comuns
Além das patologias citadas, a obesidade também é uma doença investigada dentro da endocrinologia. Assim como várias outras complicações hormonais, ela pode surgir até mesmo no nascimento.
É por isso que o teste do pezinho é tão importante para o recém-nascido. O exame deve ser feito entre 48h e 72h após o nascimento. Uma de suas funções é descobrir alterações metabólicas como o hipotireoidismo e hipertireoidismo, que afetam a tiroide.
Porém, no decorrer de toda a infância é importante ficar atento ao desenvolvimento e possíveis sintomas do seu filho. Confira mais detalhes de algumas possíveis complicações hormonais da infância:
Baixa estatura
Atualmente existe um padrão de crescimento global e proporcional para cada idade. Quando o desenvolvimento está abaixo deste limite, um endocrinologista deve ser consultado. O especialista avaliará a genética da família, idade, sexo e histórico de doenças.
Puberdade precoce
Entre as meninas a puberdade deve ocorrer entre 8 e 13 anos. Já entre os meninos, o previsto é entre 9 e 14 anos devido ao aumento hormonal no organismo. O endócrino deve ser consultado quando os sinais de puberdade aparecem antes desse tempo, especialmente se sintomas e vestígios ocorrem muito antes dos 8 e 9 anos.
Puberdade tardia
Ao contrário da precoce, acontece após os 14 anos entre as meninas e após os 15 entre os meninos. Pelo tardio amadurecimento das funções sexuais e libido, essa é uma complicação que pode impactar no psicológico. Ocorre pela falta ou ausência hormonal e pode estar relacionada com diferentes doenças.
Hipotireoidismo ou hipertireoidismo
A doença é desenvolvida quando disfunções acometem a tiroide, glândula responsável pelo funcionamento de diferentes órgãos do corpo. O hipotireoidismo é uma condição comum entre as meninas e pode ser desencadeada por infecções, uso de medicamentos, traumas, tumores e condições autoimunes que afetam a produção hormonal. Já o hipertireoidismo ocorre a partir da produção excessiva dos hormônios da tiroide.
Obesidade e diabetes
Assim como a obesidade, a diabetes tipo 2 está cada vez mais recorrente entre as crianças. Por isso, desde o nascimento os bebês podem apresentar indícios que necessitam do acompanhamento especializado do pediatra, principalmente se tiverem histórico familiar.
Endocrinologista pediátrico na Clínica Afago!
Os problemas envolvendo o metabolismo e o desenvolvimento da criança são complexos e costumam deixar os pais muito inseguros. Quando aparecem, muitos não sabem a qual especialista recorrer. Por isso, anote este nome: endócrino pediatra. Os médicos da Clínica Afago estão prontos para te auxiliar!