Cuidados essenciais com a pele do bebê

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele é responsável por revestir e proteger todo o nosso ser, regular a temperatura do organismo, promover a percepção tátil e exercer função de barreira contra agentes externos prejudiciais. No entanto, quando se trata da pele do bebê, é importante ter em mente que ela é mais delicada e vulnerável, exigindo cuidados especiais de hidratação e proteção, bem como tratamentos específicos para essa faixa etária.

A pele do bebê

A pele do bebê é diferente da pele de um adulto em vários aspectos: é mais fina, possui menor quantidade de gordura e produz menos suor, o que a torna mais suscetível a irritações e desidratação. Além disso, a função de barreira protetora continua em desenvolvimento nos primeiros anos de vida, aumentando a suscetibilidade da criança a infecções e colonizações por agentes diversos.

Problemas de pele comuns na infância

Durante a infância, alguns problemas de pele são mais comuns e podem afetar a saúde dos bebês, sendo que os pais devem estar atentos a essas condições e procurar ajuda médica quando necessário.

  • Dermatite de contato

Esse tipo de dermatite é uma inflamação causada pelo contato da pele do bebê com substâncias irritantes, como fraldas sujas, produtos químicos presentes em tecidos ou detergentes, sendo que a assadura é o exemplo mais comum.

  • Dermatite Atópica

Trata-se de uma condição crônica caracterizada por pele seca, coceira intensa e lesões avermelhadas, mais comum em bebês com histórico familiar de alergias ou doenças de pele. Nesse caso, o ideal é procurar um alergista pediatra para garantir o tratamento adequado. 

  • Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica, também conhecida como “crosta láctea”, é caracterizada por descamação do couro cabeludo, formando crostas amareladas ou esbranquiçadas que não causam desconforto e desaparecem com o tempo. 

  • Brotoeja

A brotoeja é uma erupção cutânea causada pelo bloqueio dos poros e acúmulo de suor na pele do bebê, manifestando-se como pequenas bolhas avermelhadas ou manchas. 

  • Impetigo

Infecção bacteriana da pele, o impetigo se caracteriza por feridas avermelhadas com crostas amareladas, sendo mais comum nas crianças em idade pré-escolar.

  • Mão-Pé-Boca

A doença mão-pé-boca é uma virose infantil bastante comum, que provoca lesões na boca, mãos e pés, e que desaparece dentro de alguns dias. 

A importância da hidratação para a pele do bebê

Manter a pele do bebê hidratada é uma forma de promover saúde, garantir a integridade da barreira cutânea e de evitar a maioria dos problemas citados acima, devendo, então, ser uma das prioridades dos pais e cuidadores. Assim, para promover a hidratação adequada da pele do bebê, recomenda-se utilizar produtos específicos, suaves e livres de fragrâncias e corantes, além de evitar banhos muito quentes e prolongados.

Proteção solar e repelentes

A proteção solar é outro cuidado fundamental para a pele do bebê, que deve ser protegida dos danos causados pelos raios ultravioleta (UV). Assim, bebês com menos de 6 meses de idade devem ser mantidos na sombra e protegidos com roupas leves, chapéus e óculos de sol, enquanto aqueles com mais de 6 meses podem usar protetor solar específico para crianças, com fator de proteção solar (FPS) adequado e que ofereça proteção contra raios UVA e UVB.

Quanto ao uso de repelentes, é importante proteger a pele do bebê contra picadas de insetos, especialmente em áreas onde há risco de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. No entanto, é fundamental consultar um pediatra antes de aplicar qualquer repelente para garantir a escolha do produto mais adequado para a idade e seguir as orientações de uso de forma segura.

Agende uma consulta na Clínica Afago!

Nossa equipe está pronta para oferecer os melhores cuidados para o seu pequeno. Agende uma consulta na Clínica Afago!

Está com alguma dúvida?!

Clique no botão ao lado e iremos atender você.

Deixe um comentário:

Posts Relacionados: