Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 81% dos jovens entre 11 e 17 anos que frequentam a escola não realizam uma hora diária de atividade física, sendo que as meninas são mais afetadas do que os meninos. Durante a pandemia, esse cenário tornou-se ainda mais preocupante, visto que o percentual de adolescentes e jovens que deixaram de realizar pelo menos uma hora de exercício físico diário mais do que dobrou. Com isso, cada vez mais, os pais devem ficar atentos e adotar medidas para evitar o sedentarismo infantil. Diversos cenários podem estimular o sedentarismo entre crianças e jovens, e o tempo excessivo na frente das telas é um deles.
O que é sedentarismo infantil?
O sedentarismo é definido como a ausência ou diminuição da prática de atividade física, aliado a não realização de esporte ou qualquer outra atividade do dia a dia de uma pessoa. Assim, é sedentária qualquer pessoa que gasta poucas calorias durante a semana com atividades, de modo que não façam o mínimo recomendado por dia. E isso é válido tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes.
A importância das atividades físicas na infância
A atividade física na infância é extremamente importante para o desenvolvimento saudável, sendo um fator essencial para o amadurecimento e crescimento. Além disso, a prática regular de atividade física auxilia na concentração, no desenvolvimento do raciocínio e na capacidade de absorver informações novas. Todos esses fatores impactam na performance cognitiva exigida durante a infância e a adolescência devido aos processos seletivos, início da faculdade, dentre outros eventos que marcam essa etapa da vida.
Sedentarismo infantil e o uso excessivo de telas
O uso excessivo de telas está diretamente relacionado com o sedentarismo infantil, visto que essa prática pode fazer com que o jovem perca o interesse nas outras atividades do cotidiano, e prefira ficar sem se movimentar. Para agravar ainda mais a situação, momentos diante da tela induzem também uma alimentação errônea, já que salgadinhos, lanches, doces e refrigerantes são sempre bem-vindos enquanto se está vendo um filme ou jogando videogame.
A ausência do contato com a natureza e de momentos de recreação com amigos também favorecem o sedentarismo e está relacionada ao uso excessivo de telas. Assim, a recomendação da OMS para o tempo de tela de acordo com cada faixa etária é:
- Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;
- Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia;
- Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;
- Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
Sedentarismo e problemas de saúde
Ficar sem se movimentar faz com que a criança gaste menos calorias ao final do dia, o que resulta no acúmulo de gordura. Essa gordura acumulada pode levar à obesidade infantil, bem como a doenças como hipertensão, diabetes, doenças articulares e redução da densidade óssea.
Diante dessas alterações, o organismo passa a funcionar de maneira mais lenta e perde sua capacidade de adaptação, como mudanças do calibre dos vasos, controle da pressão e da frequência cardíaca, ações essas estimuladas pela atividade física.
Por fim, o sedentarismo infantil também está relacionado a alterações de humor, aumento do estresse, dificuldade para concentrar e raciocinar, o que impacta diretamente no desenvolvimento social e educacional da criança.
Como evitar o sedentarismo em crianças?
Para evitar o sedentarismo infantil, é recomendado que crianças e adolescentes façam, pelo menos, uma hora de atividade física de moderada a alta intensidade por dia, preferencialmente atividades aeróbicas. Algumas dessas atividades devem incluir exercícios de força muscular, flexibilidade e aumento da massa óssea, por meio de brincadeiras que envolvam saltos e corridas, enquanto, para adolescentes, pode ser incluso ginástica, musculação e atividades esportivas.
Pequenas ações também podem fazer a diferença, como escolher a escada em vez do elevador; propor atividades domésticas como varrer a casa e dobrar cobertas; proporcionar atividades físicas estruturadas como dança, lutas, futebol; usar as telas de forma estratégica para fazer atividades; ser o exemplo dentro de casa e, claro, incluir brincadeiras como pega-pega, bandeirinha estourada e andar de bicicleta para que esse também seja um momento de diversão
Agende uma consulta na Clínica Afago!
Se você identificou que sua criança está sedentária, ou talvez já esteja com sobrepeso, procure por profissionais que possam orientar a melhor forma de mudar essa realidade. Entre em contato com a Clínica Afago e agende uma consulta.