Consultas periódicas ao ginecologista é um autocuidado de toda mulher. Toda paciente deve contar com o respaldo médico, seja a partir da primeira menstruação, ao longo da descoberta sexual, durante a fase fértil, ou no período de menopausa. A ida ao ginecologista previne contra doenças graves e oferece suporte para momentos importantes, como a gravidez.
O que é obstetrícia?
Como a ginecologia abraça toda a saúde feminina, muitas ginecologistas acabam também por ser obstetras. A obstetrícia é uma área específica dentro da própria ginecologia, sendo responsável pelo bem-estar e prevenção de doenças em mãe e bebê. O foco é acompanhar e dar toda a assistência necessária durante o período gestacional, o parto e o pós-parto da mamãe.
Quando procurar uma ginecologista?
A ida frequente à ginecologista deve ser adotada por diferentes motivos. O primeiro exame deve ser feito a partir da primeira menstruação e mantido ao longo do despertar sexual. Depois, os check-ups devem ser feitos anualmente e, na fase de gravidez, as práticas de obstetrícia são incluídas.
O acompanhamento também é fundamental para as mulheres que estão na menopausa. Fora isso, toda mulher deve procurar um especialista em caso de:
- Ausência de menstruação;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Coceira vaginal;
- Corrimentos;
- Dores pélvicas;
- Dores durante o sexo;
- Fluxos intensos;
- Infertilidade;
- Mau cheiro vaginal.
Agende uma consulta humanizada!
Com respeito e ética ao corpo da mulher, a ginecologista Dr. Lorena Borges realiza consultas e assistências humanizadas através da clínica Afago. O atendimento contempla:
- Assistência humanizada ao trabalho de parto;
- Consulta ginecológica;
- Consulta pré-natal;
- Inserção e retirada de DIU;
- Inserção e retirada de IMPLANON;
- Orientação sobre iniciação sexual;
- Orientação sobre ciclo menstrual e menopausa.