A convivência social, o trato das emoções e a descoberta do próprio corpo: a criança passa por várias mudanças ao longo da infância. Ter um desequilíbrio psicológico nessa fase pode afetar a percepção da vida dos pequenos e desenvolver doenças e limitações. Por ser ainda imaturo emocionalmente, é fundamental que a criança conte com um apoio psicológico pediátrico para prevenir e tratar possíveis patologias.
Psicólogo e psiquiatra são profissões que visam garantir a saúde mental, essenciais não só na infância, mas, também, na vida adulta. Um profissional especializado em pediatria proporciona o pleno desenvolvimento escolar e social, evitando dificuldades de interação, distúrbios ou transtornos.
O papel do psicólogo infantil
Com o intuito de tratar os vieses sociais e comportamentais do indivíduo, o ramo da psicologia tem o papel de fazer uma análise do emocional, comportamental e da capacidade cognitiva da criança. O psicólogo é o profissional mais indicado para ouvir e orientar sobre os sentimentos e as mudanças recorrentes durante a infância.
Além de evitar o sofrimento e proporcionar o desenvolvimento pleno, o psicólogo consegue mapear possíveis patologias e comportamentos atípicos oferecendo suporte também para os pais. Esse atendimento sempre será uma necessidade em casos de:
- Agressividade;
- Baixa concentração;
- Comportamentos atípicos;
- Dificuldade no aprendizado;
- Dificuldade em socialização;
- Isolamento social;
- Regressão no desenvolvimento;
- Tiques nervosos;
- Tristeza contínua.
Ajudando famílias no cuidado da saúde mental
Nosso intuito é oferecer um atendimento mais humanizado às crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Nesses momentos de angústia nos fazemos presentes para acolher e cuidar das famílias!
Como posso ajudar:
- Transtorno de Espectro Autista (TEA);
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ou TDA);
- Transtorno Opositor Desafiador (TOD);
- Atrasos de aprendizagem (Dislexia);
- Depressão infantil;
- Ansiedade em crianças (Ansiedade de separação / Medo excessivo);
- Deficiência intelectual;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
- Transtornos alimentares (Anorexia / Bulimia) e Dismorfismo corporal;
- Psicose infantil.