A psiquiatria infantil é especialidade médica que se dedica aos estudos e à atenção para as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mental que afetam crianças, adolescentes e suas famílias.
Trazendo uma psiquiatria mais humana, com mais gentileza e empatia. Nosso propósito é ajudar o paciente e capacitar a família como parceira nesse plano de cuidado.
O papel da psiquiatria infantil
A psiquiatria é uma área ainda mais aprofundada da psicologia. Após a suspeita prévia de uma doença psíquica na infância, a criança é encaminhada para um psiquiatra. Caberá a este profissional a atuação médica, diagnosticando a doença e prescrevendo o tratamento certo para o paciente.
O psiquiatra faz o acompanhamento de doenças como:
- Ansiedade;
- Atraso na aprendizagem;
- Autismo;
- Deficiência intelectual;
- Déficit de atenção;
- Depressão infantil;
- Dislexia;
- Hiperatividade;
- Medo excessivo;
- Psicose infantil;
- Transtornos alimentares;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
A diferença entre psicólogo e psiquiatra
São atuações complementares. Entretanto, enquanto o psicólogo pediátrico age mais na prevenção e no entendimento das causas, o psiquiatra atua diretamente no tratamento. Assim, somente o psiquiatra pode, de fato, receitar medicamentos para normalizar os quadros psíquicos.
A clínica Afago conta com a especialização e humanização do Dr. Túlio Teixeira. O médico trabalha em um ambiente que propicia uma consulta leve, apropriada para crianças e com uma abordagem lúdica para os pequenos. Afinal, quanto mais confortável eles se sentirem, melhor será para a regulação emocional ou o tratamento do quadro.
Ajudando famílias no cuidado da saúde mental
Nosso intuito é oferecer um atendimento mais humanizado às crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Nesses momentos de angústia nos fazemos presentes para acolher e cuidar das famílias!
Como posso ajudar:
- Transtorno de Espectro Autista (TEA);
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ou TDA);
- Transtorno Opositor Desafiador (TOD);
- Atrasos de aprendizagem (Dislexia);
- Depressão infantil;
- Ansiedade em crianças (Ansiedade de separação / Medo excessivo);
- Deficiência intelectual;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
- Transtornos alimentares (Anorexia / Bulimia) e Dismorfismo corporal;
- Psicose infantil.