A nova vacina da dengue já está disponível na Clínica Afago!

Desde o século XVIII as vacinas têm desempenhado um papel fundamental na saúde pública global, protegendo a população contra diversas doenças infecciosas e impedindo que muitas crianças e adultos desenvolvessem formas graves e ficassem com sequelas de doenças ou até mesmo viessem a óbito. 

Assim, por diversas vezes a vacinação infantil já teve sua eficácia comprovada como uma das medidas mais eficazes para prevenir enfermidades e suas complicações. Nesse contexto, a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem sido uma preocupação crescente em várias regiões do mundo, mas principalmente em países tropicais, como no Brasil, onde já foram registrados mais de 1 milhão de casos apenas em 2023. 

No entanto, uma excelente notícia surge para combater esse problema: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente uma nova vacina contra a dengue, a QDENGA, que já está disponível na Clínica Afago!

A epidemiologia da dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cuja incidência tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente pelo descuido da população com as medidas preventivas. Nos primeiros cinco meses de 2023, por exemplo, o número de casos notificados no Brasil foi 22% maior que no mesmo período no ano passado.

Assim, mediante um cenário de uma doença endêmica que gera grandes custos para a saúde pública e risco de complicações graves, inclusive de morte, a disponibilização da vacina da dengue faz-se cada vez mais necessária. Os ensaios clínicos realizados com a QDENGA demonstraram uma eficácia geral de mais de 80% contra a dengue após 12 meses de esquema vacinal completo, além de ter reduzido as hospitalizações em 90%.

QDENGA: a nova vacina da dengue

A QDENGA é a nova vacina da dengue, que traz uma abordagem inovadora para a imunização contra essa doença, pois é a primeira vacina autorizada para ser aplicada em pessoas que nunca tiveram a doença, enquanto a Dengvaxia – já disponível há alguns anos no Brasil – é direcionada apenas àqueles que já tiveram contato com o vírus.

Além disso, a QDENGA é composta por componentes virais atenuados de cada um dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), uma composição que permite que o sistema imunológico desenvolva uma resposta imune específica contra cada sorotipo, proporcionando uma proteção abrangente. O esquema completo da vacina da dengue inclui duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses, e ela é indicada para a faixa etária dos 4 aos 60 anos, tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca teve.

Reações adversas comuns após a vacinação

É muito comum que as vacinas causem algumas reações adversas leves e temporárias em algumas pessoas, principalmente nas crianças, – tal como muitos pais já experienciaram – e com a QDENGA, não é diferente. As reações mais comuns identificadas nos testes após tomar a vacina da dengue incluem:

  • Dor no local da aplicação;
  • Febre baixa;
  • Dor de cabeça.

Contraindicações e precauções da QDENGA

Embora seja uma vacina segura e eficaz, a QDENGA possui algumas contraindicações e precauções: ela não é recomendada para pessoas imunodeprimidas ou com alergia a algum componente da vacina, e a vacinação deve ser adiada em casos de febre aguda moderada a grave ou infecção aguda.

Proteja-se! Garanta sua vacina da dengue na Clínica Afago

A dengue é uma doença séria que pode ter complicações graves, sendo que para proteger-se e contribuir para o controle da disseminação do vírus, é essencial realizar a imunização. Na Clínica Afago, você encontra a QDENGA, a nova vacina da dengue, disponível para a sua proteção e da sua família.

Está com alguma dúvida?!

Clique no botão ao lado e iremos atender você.

Deixe um comentário:

Posts Relacionados: